top of page

SMART-PDM



Projeto nº POCI-01-0247-FEDER-040123

Lisboa-01-0247-FEDER-040123


Designação do Projeto: Smart-PDM – A Smart Predictive Maintenance Approach Based on

Cyber Physical Systems

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Projetos de I&D Industrial à Escala Europeia

Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de Intervenção: Norte, Centro, Lisboa

Entidade Beneficiária: Cleanwatts Digital, S.A. (líder)

Instituto Superior de Engenharia do Porto

Sonae Center Serviços II, S.A.

Data de Aprovação: 17-12-2019

Data de Início: 01-01-2020

Data de Conclusão: 30-06-2022

Custo total elegível: 702.258,81€

Apoio financiado pela UE: 449.477,49€

 

Âmbito do projeto

O objetivo do SMART-PDM é adquirir dados de vários tipos de equipamentos para fornecer informações de diagnóstico e prognóstico de manutenção, tendo em consideração a viabilidade financeira das soluções.

Para alcançar este objetivo, foi criado um consórcio internacional com 13 demonstradores em diferentes áreas. O consórcio é constituído por 6 empresas integradoras e fornecedores de ferramentas, 14 entidades fornecedoras de tecnologia e conhecimento, divididos em 13 PMEs, 9 grandes organizações, 7 Universidades ou centros de investigação, espalhados por 6 países europeus. O SMART-PDM enquadra-se no projeto Europeu ITEA 3 com o mesmo nome e tem como parceiros a nível nacional a Cleanwatts, a SONAE e o ISEP.

A parte portuguesa deste projeto estrutura-se num caso de uso relacionado com o suporte ao pós-venda em operações de retalho de eletrodomésticos com especial enfase na criação de novos serviços para a manutenção preditiva de equipamentos domésticos como fator diferenciador para o retalho.

Os desafios da manutenção preditiva estão patentes no projeto SMART-PDM. As empresas pretendem melhorar a OEE (disponibilidade, desempenho e qualidade) para fornecer melhores produtos e serviços, diminuindo os custos e aumentando a rentabilidade e segurança associadas. As ações de diagnósticos e prognósticos permitem que máquinas ou processos se mantenham em boas condições e forneçam conhecimento mais preciso relativo à ocorrência de falhas e disponibilizar instruções sobre como manter os equipamentos nas melhores condições ou como repará-los. Por outro lado, a “servitização” da manutenção e outras estratégias de comercialização irão ser consideradas de modo a fornecer um maior valor agregado aos clientes, retalhistas e produtores de equipamentos, aproveitando as potenciais poupanças proporcionadas pelas técnicas de prognóstico, sendo esta uma área relativamente nova, mas que se tornou uma parte importante nos sistemas de manutenção.

A Cleanwatts como parte fundamental do projeto

O papel da Cleanwatts abrange todas as fases do projeto SMART-PDM. O compromisso da Cleanwatts passa por:

  • Desenvolver um protótipo tomada inteligente, capaz de identificar falhas e disponibilizar métricas que permitam a manutenção preventiva

  • Desenvolver uma plataforma inteligente capaz de implementar técnicas avançadas de análise de dados, com o objetivo da deteção de falhas e identificação de necessidade de ações de manutenção preventiva

  • Desenvolvimento de interfaces

  • Para o utilizador final

  • Para o utilizador retalhista

  • E uma API para fornecer dados a outras plataformas externas (por exemplo plataforma de gestão de avarias do retalhista)

Para saber mais sobre o SMART-PDM consulte o site do projeto em https://smart-pdm.eu/.

Localização: Coimbra

bottom of page