Rewagen
- decarbonize
- Nov 6, 2014
- 2 min read

Objetivo
Este projeto pretende desenvolver um protótipo para um sistema de tratamento de águas - baseado na combinação sequencial de três tecnologias: eletrocoagulação, eletro-oxidação e uma tecnologia para recuperar o hidrogénio gerado e utilizá-lo em poupanças de energia, e a reutilização da água regenerada em diferentes aplicações - mais eficiente em termos de tratamento de águas residuais e de auto-sustentabilidade em termos de necessidades energéticas.
Âmbito
A ideia é desenvolver um sistema de tratamento de águas residuais com o objetivo de fechar o ciclo da água, ao integrar a gestão de energia e de águas, onde a eletricidade gerada através da conversão de hidrogénio é utilizada para manter o sistema em funcionamento e os resíduos extraídos do tratamento das águas residuais são reutilizados na indústria alimentar onde não tenham ainda sido desenvolvidos sistemas de recuperação do hidrogénio. A produção de hidrogénio a partir dos sistemas de eletrocoagulação e de eletro-oxidação para a produção de eletricidade que alimente por completo o sistema de águas residuais ainda não foi desenvolvido. É ainda necessária muita pesquisa para a produção de hidrogénio a partir destas duas tecnologias de tratamento de águas residuais. Podemos afirmar como ponto forte que estas tecnologias de valorização eletroquímica e do hidrogénio ainda não foram consideradas em conjunto. No que nos diz respeito ainda não existe investigação focada na recuperação do hidrogénio gerado a partir dos sistemas de eletrocoagulação e de eletro-oxidação para a produção de eletricidade. O projeto ambiciona tratar os efluentes das produções de laticínios compostos por águas residuais e soro através de processos eletroquímicos com vista a:
Atingir os níveis desejados de qualidade da água para a sua reutilização
Recuperar o hidrogénio produzido durante os tratamentos como um subproduto para um gerador de energia secundário que alimente os principais sistemas de tratamento das águas residuais
Reduzir e valorizar a eletricidade produzida através das lamas
Comments