top of page

Projeto Dominoes aprovado

  • decarbonize
  • May 18, 2017
  • 2 min read

Dominoes

Foi esta semana formalmente aprovado o projeto DOMINOES - Smart Distribution Grid: a Market Driven Approach for the Next Generation of Advanced Operation Models and Services.

Trata-se de um projeto de investigação europeu apoiado pelo Horizonte 2020, no qual iremos trabalhar com a Empower (coordenador - Finlândia), com a EDP (CNET e EDP Distribuição), com o ISEP (GECAD), com LUT-Lappeenranta University of Technology (Finlândia), Queens University of Belfast (Reino Unido) e Universidad de Sevilla (Espanha).

O projeto DOMINOES tem como objetivo permitir desenvolver novos serviços de gestão da procura, agregação e gestão de redes, projetando, desenvolvendo e validando uma solução escalável e transparente para mercados de energia locais. O projeto demonstrará como os DSO (Operadores de Distribuição) poderão gerir o equilíbrio das redes dinâmica e ativamente num futuro emergente onde micro-redes, geração ultra-distribuída e comunidades independentes de energia serão predominantes. O projeto estabelecerá soluções para esse desafio, abordando as seguintes etapas: 1. Conceção e desenvolvimento de uma arquitectura de mercado energético local; 2. Desenvolvimento demonstração de componentes de TIC que permitam o conceito de mercado local; 3. Desenvolvimento demonstração de serviços de equilíbrio e resposta à procura que apoiem ​​os mercados locais; 4. Projeção e validação de modelos de negócios para o mercado local; 5. Análise e desenvolvimento de soluções para o tratamento seguro de dados relacionados com as transações no mercado local. O projeto irá gerar: 1. Novos modelos de negócios de gestão da procura e de operação de Virtual Power Plants (VPP); 2. Validação de ferramentas e tecnologias para serviços de gestão da procura; 3. Serviços baseados em smart metering; 4. Métodos para utilizar VPP's e micro-redes como formas ativas de equilíbrio; 5. Procedimentos seguros de manipulação de dados nos mercados locais. Estes resultados serão validados em três locais de validação em Portugal e na Finlândia. Um local DSO em Évora (Portugal), um local VPP distribuído por agências bancárias em Portugal e um local de micro-rede em Lappeenranta (Finlândia). A VPS será o parceiro tecnológico que contribuirá com o seu know-how no desenvolvimento de: Plataformas para operação de VPP's e micro-redes; Plataformas para gerir e prever recursos de gestão da procura; Soluções mobile para clientes finais para participação VPP's e gestão da procura; Garantias de transações seguras para os clientes.

O projeto, que terá a duração de três anos e meio, deverá iniciar-se dentro de aproximadamente de 3 meses.

bottom of page