top of page

ISA CAPITAL adquire agregador de energia no UK e lança a marca VPS – Virtual Power Solutions

  • decarbonize
  • Oct 14, 2015
  • 3 min read

ISA Energy cresce para Virtual Power Solutions

Com esta operação, a empresa, será uma referência incontornável do setor da energia com um vasto leque de serviços e competências para os seus Clientes na Península Ibérica e Reino Unido

A Virtual Power Solutions (VPS), especialista em soluções de gestão ativa do consumo de energia, iniciou a sua atividade em junho de 2015 como resultado da junção de operações entre a Stor Generation e a ISA Energy. A VPS tem como missão construir e operar VPPs (Virtual Power Plants) à escala europeia iniciando a sua atividade pelo Reino Unido e Península Ibérica onde já conta com mais de 10.000 pontos monitorizados e cerca de 20MW sob gestão.

A Investigação & Desenvolvimento (I&D) é um dos vários pilares-base que permitiram à VPS desenvolver conhecimento e experiência em temas como a Internet das Coisas (IoT), desenvolvendo soluções de hardware e software para o mercado doméstico e empresarial, plataformas de comunicação M2M baseadas na Cloud e serviços móveis para aplicações para as casas e cidades inteligentes, adquirindo e processando diariamente milhões de dados para fornecer aos seus clientes valiosa informação a partir do seu datacenter para todo o mundo.

Por outro lado, no que à proposta de valor diz respeito, a VPS desenvolveu Energy Savings as a Service (ESaaS) que combina uma forte capacidade tecnológica com um serviço ao cliente de grande qualidade para fornecer aos seus clientes poupanças de energia como um serviço. Esta proposta, que assegura aos seus Clientes poupanças a partir do momento zero, foi já aplicada em diversos segmentos de mercado como: instituições bancárias, hotéis, hospitais, aeroportos, universidades, escolas e demais edifícios públicos, estatais ou municipais, bem como PME e consumidores domésticos.

“A I&D é um dos pilares-base que definimos estrategicamente por forma a garantir o crescimento da empresa. Foi graças a este processo que conseguimos desenvolver conhecimento e experiência de acordo com as últimas tendências tecnológicas do mercado, o que é algo que nos deixa extremamente satisfeitos e orgulhosos.”, afirma José Basílio Simões, líder da empresa na Península Ibérica.

A VPS e o futuro

A VPS crescerá a um ritmo superior a 100% ao ano para atingir um valor superior a 33 M€ até final de 2018. De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE) o mercado global de eficiência energética vale €245 mil milhões por ano e continuará a crescer durante os próximos anos, sendo que também em Portugal o crescimento do investimento nesta área será fortemente alavancado com mais de 1500 milhões de euros de fundos provenientes do PT2020, conforme tem vindo a ser noticiado.

Com a concretização desta operação, a VPS está preparada para responder aos mais complexos desafios dos seus clientes na gestão das suas necessidades energéticas. A empresa tem sob gestão mais de 1500 edifícios consumindo no total mais de 200GWh anualmente.

Outro dos aspetos a que a empresa irá dar particular relevância é o estabelecimento de parcerias que lhe permitam assegurar um crescimento contínuo e sustentável. Neste sentido desenvolveu um acordo-parceria com a ANESCO, a maior ESCO do Reino Unido, e uma das 100 empresas com mais rápido crescimento na Europa desde 2013.

“O estabelecimento de parcerias é um elemento fundamental para garantir a continuidade e crescimento de qualquer negócio. Este, a par dos outros investimentos internacionais que a empresa tem vindo a levar a cabo, são feitos de forma estratégica para responder aos objetivos de crescimento que pensámos até ao final de 2018”, conclui o mesmo responsável.

bottom of page