top of page

Reduzir o consumo energético é uma tarefa simples no Dia da Energia e em todos os outros

  • decarbonize
  • May 29, 2014
  • 3 min read

Celebre com o seu Cloogy o Dia da Energia

É habitual por altura de efemérides como o Dia da Energia, celebrado a 29 de maio, as populações mundiais darem especial atenção à forma como este recurso é utilizado. Para que esta atenção vá para além desse dia, a ISA – Intelligent Sensing Anywhere está a oferecer um Manual de Eficiência Energética a todos os novos utilizadores do Cloogy. Trata-se de um guia que, complementado com as diferentes funcionalidades do Cloogy, permite identificar e eliminar as ineficiências energéticas em casa e, assim, reduzir as faturas mensais.

O primeiro passo para eliminarmos consumos energéticos ineficientes é conhecermos onde, quando e como utilizamos energia em nossa casa. Este exercício nem sempre é fácil para quem não tem um conhecimento mais técnico em gestão de energia. Ciente desse desafio, e como forma de apoiar os utilizadores do Cloogy a tirarem o máximo partido das funcionalidades desta solução para uma Casa Inteligente, a ISA – Intelligent Sensing Anywhere desenvolveu um Manual de Eficiência Energética com dezenas de dicas sobre como reduzir o consumo de energia e água em casa.

O Manual de Eficiência Energética apresenta ainda um conjunto de "receitas" Cloogy que, mesmo pessoas sem qualquer conhecimento técnico, podem aplicar em sua casa e obter poupanças significativas. Quais são os equipamentos que mais consomem energia em minha casa? Qual a melhor forma de os utilizar e poupar energia? Qual é a tarifa mais adequada ao meu caso e quanto posso poupar alterando-a? Compensa-me substituir o meu frigorífico por um mais eficiente? Como posso eliminar os consumos em standby de minha casa e quanto pouparei com essa medida? Estas são algumas das respostas que este manual lhe dá nestas "receitas", ajudando-o a poupar.

Uma ferramenta que permite identificar e controlar os principais consumidores de energia em nossa casa

É no aquecimento ambiente e no aquecimento da água que mais energia (eletricidade e gás) gastamos geralmente em nossas casas. Mas não é necessário abdicarmos do conforto a que estamos habituados para garantirmos uma melhor utilização da energia e, consequentemente, uma redução nas faturas energéticas. Esta redução consegue-se através da alteração de simples hábitos diários, identificados no Manual de Eficiência Energética do Cloogy.

As temperaturas de conforto numa habitação situam-se entre 19°C e 21°C durante o dia e entre 15°C e 17°C durante a noite ou quando a casa se encontra vazia, pelo que não há necessidade de regular o seu sistema para temperaturas fora deste intervalo. As perdas de calor através das janelas e portas são grandes, devendo por isso ser bem isoladas e nunca estar abertas quando o aquecimento estiver ligado. A poupança possibilitada por este comportamento pode chegar a atingir os 30%.

No aquecimento da água gastamos cerca de 25% da energia consumida em nossas casas, sendo que a maioria é gasta com os banhos. A instalação de reguladores de caudal permite reduzir o consumo de água e da energia necessária para a aquecer. Se usa um termoacumulador (cilindro) para produzir a água quente, com o auxílio do Cloogy conseguirá agendar o seu funcionamento apenas nas horas de vazio e antes dos períodos de utilização.

Estas são algumas das “dicas Cloogy” apresentadas no Manual de Eficiência Energética que o utilizador conseguirá aplicar em sua casa de uma forma simples. Tirando partido da funcionalidade do Cloogy que lhe permite definir um objetivo de consumo mensal, em euros, conseguirá depois acompanhar a todo o momento se esse objetivo vai ser atingido ou não com as medidas implementadas, sem ter que esperar pelo final do mês para mais uma “fatura surpresa”.

Dependendo do consumo mensal dos utilizadores e dos níveis de eficiência das casas, o potencial de poupar energia varia, mas é sempre significativo. Em média, as reduções do consumo de energia através de simples alterações de comportamentos ineficientes atingem os 25%, havendo casos em que as poupanças atingidas pelos utilizadores do Cloogy são superiores.

bottom of page